Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

FICAS em Ação nº 67 - Ago / Set 2017

Lançada campanha de mobilização “Nossa Paranaguá”
FICAS acompanha Comitê de Desenvolvimento que busca apoio para projetos de esporte e música na cidade do Paraná. Assessoria é parceria com o Instituto Mosaic.

Lançada em 17 de agosto de 2017 pelo Comitê de Desenvolvimento de Paranaguá, a campanha “Nossa Paranaguá” terá duração até a 1ª quinzena de dezembro deste ano. O objetivo da iniciativa é mobilizar recursos junto a empresas, comércio e a sociedade local para projetos sociais voltados ao desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade paranaense, como a Escolinha de Futebol e o Espaço Vida e Música.

“Nossa expectativa é grande, porém não estamos pensando apenas nos recursos financeiros, mas na possibilidade de uma mudança de comportamento das empresas e das organizações. Queremos estabelecer parcerias duradouras mais do que receber apenas doações pontuais”, afirma Natálio de Freitas Castro, presidente da Associação Social e Educacional Boas Novas e coordenador do Comitê. “Está sendo uma ótima oportunidade para conhecer outras estratégias de mobilização, nos aproximar dos responsáveis por projetos nas empresas e apresentar de forma técnica nossos sonhos para a cidade. Também estamos gratos e cada vez mais impressionados com o comprometimento e cuidado do FICAS com o Comitê e com a campanha!”, completa.
                   
A principal estratégia da “Nossa Paranaguá” é engajar a rede de turismo, hotelaria e restaurantes da cidade em uma ação de marketing relacionado à causa, onde os estabelecimentos e seus clientes têm a oportunidade de conhecer e apoiar os projetos sociais. A empresa engajada na parceria deverá se empenhar na divulgação dos projetos por meio de banners, adesivos e displays, além de ficar responsável pela caixa de doações disponibilizada a quem frequenta os estabelecimentos.

“O Hotel San Rafael é o primeiro a abrigar a caixinha de doações. Os funcionários, balconistas, recepcionistas e garçons, estão sendo treinados para auxiliarem na mobilização de novos doadores. Os próximos passos da campanha são conseguir envolver mais estabelecimentos e acompanhar aqueles que aderirem”, conta Cintia Kogeyama, representante do FICAS nesta assessoria.

Sobre o Comitê
O Comitê de Desenvolvimento de Paranaguá reúne lideranças comunitárias e nasceu durante o Programa Diálogos Mosaic de 2015, uma iniciativa do Instituto Mosaic. O FICAS foi responsável pela formação técnica de 25 representantes de organizações da sociedade civil, associações de moradores e escolas da rede municipal e, desde então, acompanha a trajetória do Comitê, prestando assessoria para sua estruturação e para o desenvolvimento da campanha.

“O FICAS teve um papel muito importante com a preparação, como orientador dos membros do comitê, e foi o tempo todo parceiro da Mosaic na construção dessa fase de lançamento da campanha Nossa Paranaguá”, afirma Camila Bellenzani, do Instituto Mosaic. “Em relação ao futuro, esperamos o fortalecimento e solidez do comitê, para que os membros hajam com autonomia, utilizando o conhecimento e treinamento recebido no Programa Diálogos, principalmente na atuação dos projetos e articulações sociais com o propósito do desenvolvimento das comunidades de Paranaguá”.

Conheça os projetos e saiba como apoiá-los:

•    Projeto Escolinha de Futebol: desenvolve um trabalho com 90 crianças e adolescentes dos bairros Vila Portuária, Beira Rio e Jardim Iguaçu - Vila Marinho. Os cursos oferecidos são gratuitos e contam com a atuação de professores voluntários. No ano de 2016, este projeto conseguiu recursos do edital da Fundação de Esportes.
•    Projeto Espaço Vida e Música: trabalha a inclusão cultural através de atividades de caráter artístico-educacional no campo da música, em especial de instrumentos de sopro e percussão. Participam das atividades 20 crianças e adolescentes do bairro Beira Rio e a expectativa é poder levar o programa a outras regiões do município.
 
Para apoiá-los financeiramente, é possível fazer aportes na conta da Associação Social e Educacional Boas Novas: Caixa Econômica (Ag. 398. Conta corrente 2233-0) e CNPJ 11.952.040/001-50. Mais informações pelo telefone (41) 98856-1978 ou pelo e-mail comiteparanagua@gmail.com (A/C Natálio).

> Conheça a página da Nossa Paranaguá no Facebook.
> Saiba mais sobre o Instituto Mosaic.

(Foto: Cintia Kogeyama/ FICAS)


FICAS recebe certificação internacional
Selo da NGOsource atesta que a organização brasileira está em conformidade com os requisitos legais para receber apoio de financiadores norte-americanos.

No mês de setembro de 2017, o FICAS recebeu o certificado de ED - Equivalency Determination (Determinação de Equivalência) da NGOSource, que demonstra que a organização funciona de maneira equivalente a uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos. O selo é válido até dezembro de 2018 e contribuirá para a mobilização de recursos junto a parceiros financiadores internacionais.

A NGOsource é um projeto da associação de financiadores Council on Foundations e da organização Techsoup que aproxima potenciais doadores norte-americanos (empresas, institutos e fundações) de organizações internacionais da sociedade civil. A NGOSource faz uma análise jurídica dessas organizações e certifica sua conformidade com os requisitos legais norte-americanos para doações a projetos sociais. Isso reduz a burocracia e os custos para que um financiador dos Estados Unidos apoie iniciativas em outros países.

A NGOsource oferece ainda um banco de dados detalhado sobre as organizações certificadas aos seus associados, que podem ser fundações, institutos empresariais, fundos independentes e familiares de pequeno a grande porte.

“O contexto atual do país e todas as turbulências sociopolíticas dos últimos anos impactaram a economia nacional e, consequentemente, os recursos investidos pelas empresas, institutos e poder público no campo social. Muitas organizações da sociedade civil sentiram este impacto, por isso é importante e necessário buscarmos alternativas”, afirma Andreia Saul, diretora executiva e idealizadora do FICAS. “Obter esta certificação faz parte de nosso trabalho para diversificar as fontes de recursos, mobilizando junto a outros países e agências de cooperação internacional”.

> Saiba mais sobre a NGOsource, Council on Foundations e Techsoup.


Comunicação do FICAS faz estreia no Instagram
O perfil da organização reúne fotos de seus programas, assessorias e ações. O endereço para seguir é insta_ficas.

Segundo dados divulgados neste ano, o Instagram é a quinta mídia social mais popular do Brasil, ficando atrás apenas de Facebook, Whatsapp, YouTube e Messenger. São cerca de 45 milhões de brasileiros conectados na rede conhecida por compartilhar fotos e vídeos de seus usuários. E este é o novo espaço de comunicação do FICAS: no ano de seu 20º aniversário, inaugura o perfil insta_ficas, para postar imagens de seus programas, assessorias e ações, além dos bastidores.

"O Instagram é um canal que merece ser olhado com atenção! É dinâmico, de fácil acesso e conta com as vantagens da mobilidade do celular, tanto para quem posta conteúdo como para quem consome", afirma Paula Rodrigues, jornalista responsável pela área de Comunicação do FICAS. "Eu brinco que o FICAS está ficando mais velho, mas com alma mais jovem, por isso está expandindo sua comunicação para outras mídias. Brincadeiras à parte, vimos como sendo estratégico compartilhar nossas ações num espaço onde estão mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo. Há estudos, inclusive, que apontam que o Instagram é uma das mídias mais procuradas pelo público mais jovem, que está migrando do Facebook", completa.

Para Paula, as mídias sociais representam, de certa forma, um dos momentos de maior democratização da informação. "Tudo ainda é muito recente e é certo que há problemas surgindo, como a veiculação de notícias falsas, que precisa ser combatida. Por outro lado, é uma maneira gratuita e de fácil utilização da sociedade civil registrar acontecimentos, coordenar ações e se reunir por grupos de afinidade, independentemente da questão geográfica", diz.

Além do Instagram, o FICAS mantém perfis institucionais no Facebook (ficas.sp) e Twitter (FICAS_SP). Quem não fizer parte do Instagram, pode conferir o conteúdo no endereço www.instagram.com/insta_ficas.

(Fotos: acervo FICAS)

 

O FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias e ações do FICAS. 
Para receber os informativos por e-mail, escrever para comunicacao@ficas.org.br.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues