Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

FICAS em Ação nº 64 - Abril 2017

FIES promove encontro com as organizações selecionadas no edital de 2016
Evento realizado pelo Itaú, com apoio do Itaú Social e do FICAS, incluiu cerimônia de reconhecimento e atividades formativas sobre avaliação.

Entre os dias 4 e 6 de abril de 2017, representantes das oitos organizações selecionadas pela 12ª edição do Programa de Investimento em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES) estiveram reunidos no Itaú Clube, às margens da represa Guarapiranga em São Paulo. A iniciativa apoia programas de atendimento direto e formação de educadores/as nas áreas de Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação para o Trabalho de todo o Brasil.

O FICAS é responsável pela assessoria técnica do processo seletivo, pelo acompanhamento técnico dos programas por dois anos e organiza o Encontro Nacional. Além de realizar a cerimônia de reconhecimento, o evento tinha como objetivo estimular a troca de experiências entre os participantes e apresentar o processo de acompanhamento técnico. O encontro contou, ainda, com atividades formativas na área de avaliação de projetos sociais e com a participação da contadora de histórias Kiara Terra.

"Receber a notícia de que havíamos sido selecionados pelo FIES foi um misto de alegria e satisfação, porque representa uma vitória conseguida através do nosso trabalho na área da defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual. É o reconhecimento de um programa de qualificação profissional oferecido com qualidade, em sintonia com as tendências mundiais de inclusão social através do trabalho", declara Marta Regina Nicolau, pedagoga da APAE Diadema (SP). "O encontro foi uma excelente oportunidade de troca entre os projetos selecionados, que são retratos de diferentes realidades brasileiras, com enfoques educacionais bem variados. A abordagem sobre a avaliação promoveu uma reflexão necessária para o andamento do nosso projeto e de futuros projetos. A metodologia utilizada pelo FICAS foi muito agradável, mesclando de forma adequada os momentos de produção, de troca, de reflexão e de descanso", completa.

Sobre o FIES
Promovido pelo banco Itaú, com apoio do Itaú Social e do FICAS, o FIES direciona para as organizações selecionadas 50% da taxa administrativa do fundo de investimento de mesmo nome, que trabalha com ações de empresas socialmente responsáveis.

Nesta edição, o edital recebeu inscrições de 898 programas de todo o país e cada programa selecionado receberá um apoio financeiro no valor bruto de R$ 80 mil. Desde sua criação em 2004, o programa destinou mais de R$ 30 milhões a programas desenvolvidos por 165 organizações, beneficiando mais de 36,5 mil crianças e jovens e 3,4 mil educadores/as.

> Para saber mais sobre os programas que serão apoiados, acesse o site do FICAS.
> Veja fotos do Encontro Nacional no Facebook.

(Foto: Leonardo Oliveira/ Itaú)

FICAS fecha parceria com o Instituto InterCement para formação de CDCs
Com o objetivo de fortalecer os Comitês de Desenvolvimento Comunitário, o Projeto Semeando fez sua estreia em Nova Santa Rita (RS).

Entre os dias 24 a 26 de abril de 2017, em Nova Santa Rita (RS), aconteceu a primeira estação do Projeto Semeando, a mais nova parceria do FICAS, desta vez, com o Instituto InterCement. O objetivo da formação é fortalecer os Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), formados por representantes de secretarias municipais (educação, saúde e ação social), de organizações e associações comunitárias, a fim de contribuir para sua autonomia.

Além da cidade gaúcha, o projeto está previsto para acontecer em Apiaí (SP) e Candiota (RS), todos polos de atividades da InterCement. A ideia da iniciativa surgiu em 2016, quando foram realizadas oficinas junto aos CDCs destas e de outras localidades, com o objetivo de aplicar uma ferramenta para mensuração de indicadores de geração de valor compartilhado propostos pelo Instituto.

"Os diagnósticos que surgiram destas oficinas apontaram para a necessidade do Instituto desenvolver um programa de formação continuada para estes comitês e o FICAS foi um dos convidados para desenvolver e implementar essa formação", conta Marcia Quintino, coordenadora técnico-metodológica do FICAS e uma das responsáveis pelo polo de Nova Santa Rita. "Os encontros dessa primeira estação foram muito bons. Todas – éramos só mulheres! -
participaram ativamente e produziram muito", completa.

Nesta primeira estação, as atividades trabalharam identidade (pessoal, organizacional e de grupos), desenvolvimento comunitário, mobilização social e rede de relacionamento. Também foram mapeados os talentos e desafios de cada participante a fim de serem formados grupos de trabalho (GTs), que, entre outras atividades, coordenarão seminários abertos ao público.

Com uma metodologia lúdico-pedagógica, o FICAS acredita contribuir para assimilação do conteúdo e integração dos participantes. A formação será dividida em três estações presenciais, que acontecerão a cada três meses, e desenvolverão os seguintes temas: Identidade e papel do CDC na comunidade; Estrutura e dinâmica do CDC; e Planejamento e avaliação. O acompanhamento à distância será reforçado, em especial, para apoio técnico dos GTs.

> Confira fotos da 1ª estação no Facebook.
> Saiba mais sobre o Instituto InterCement.

(Foto: Márcia Rodrigues/ FICAS)

Compartilhar: sede nova reserva espaço para coworking
Parceiros da Labor Educacional recém ocuparam algumas das estações de trabalho disponíveis no endereço do FICAS na Vila Mariana, em São Paulo.

Há um ano, o FICAS criou o Espaço Compartilhar FICAS, reforçando o papel de sua sede como um local de compartilhamento e troca entre profissionais do campo social, profissionais liberais e autônomos. A decisão de destinar parte de suas instalações para coworking acompanhou a mudança para a nova sede, na Vila Mariana, onde estão disponíveis estações de trabalho e salas de reunião.

"O coworking é um novo formato de trabalho, popularizado nos últimos anos pela mobilidade permitida por algumas profissões e pelo uso da internet. Nosso Núcleo Nordeste funcionou assim por um bom tempo e percebemos a vantagem das trocas com outros atores sociais. Além de uma alternativa de mobilização de recursos, abrir nossas portas é uma oportunidade de aprendizagem, troca de experiências e novas ideias", afirma Andreia Saul, idealizadora do FICAS e atual diretora executiva. “Também estamos animados com a chegada da Labor, que é nossa parceira de longa data!", conta.

Dois representantes da Labor Educacional estão ocupando uma sala desde a primeira quinzena de abril. "Optamos pelo coworking para diminuirmos custos e termos um espaço bem adequado às nossas necessidades. Podemos usufruir da infraestrutura para nossas formações e reuniões e da ótima localização, perto do metrô, o que facilita para os participantes de nossas atividades chegarem ao local", declara Claudio Torres Mendes, assistente de Projetos e TI. "Além disso, temos identificação com a filosofia do FICAS e acreditamos que a troca de experiências será muito rica, podendo resultar em futuras parcerias", completa.

Fundada em 1991, a Labor é uma instituição sem fins lucrativos formada por educadores especializados, que trabalham em prol da educação no Brasil, por meio de formação continuada de outros educadores, gestores escolares, técnicos de Secretarias de Educação e jovens protagonistas.

Sobre o Espaço Compartilhar FICAS
Depois de 7 anos com a sede na Vila Madalena, o FICAS se mudou no mês de março de 2017 para o endereço Rua Dr. Lopes de Almeida, 180, Vila Mariana – São Paulo (próximo ao metrô Santa Cruz). Para mais informações e disponibilidade de coworking, entrar em contato pelos telefones (11) 3045-4313 e 3849-0715 ou pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

> Confira os preços promocionais do Espaço Compartilhar.
> Conheça o trabalho da Labor: www.labor.org.br.

(Foto: acervo FICAS)

FICAS comemora seus 20 anos com café da manhã
A organização receberá amigos/as e parceiros/as em sua nova sede no mês de junho. O convite será enviado nas próximas semanas.

No próximo mês de junho, o FICAS vai abrir as portas a amigos/as e parceiros/as para um café da manhã de inauguração de sua nova sede, como parte das comemorações dos 20 anos de sua fundação. "Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações" é o slogan da instituição sem fins lucrativos que já fortaleceu mais de 700 organizações, na gestão e na atividade-fim, de todo o Brasil. Um ponto de destaque de sua trajetória foi a atuação, no ano de 2007, no fortalecimento de organizações de Moçambique.

O trabalho do FICAS é realizado por meio de programas de formação e ações articuladoras, investindo no fortalecimento de outras organizações da sociedade civil e de institutos e fundações empresariais, com o objetivo de contribuir para que assumam um papel cada vez mais estratégico nas transformações sociais. Desde 1997, mais de 20 mil gestores e educadores estiveram envolvidos nas formações do FICAS.

“Será um prazer poder apresentar nossa nova sede e comemorar nossa trajetória de 20 anos com parceiros e amigos, novos e de muitos anos! Na ocasião, também teremos um mural de fotos para registrar essa história e gostaríamos de pedir para que, quem tivesse uma foto conosco, nas atividades FICAS ou com a equipe, trouxesse para deixar esse registro mais completo! Quem não puder vir, pode nos enviar por e-mail também", convida Andreia Saul, idealizadora do FICAS e atual diretora executiva. As fotos para o mural da festa também podem ser enviadas pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

Durante o evento, os convidados poderão conhecer as novas instalações do FICAS, sua equipe e metodologia, além de rever amigos/as e parceiros/as do campo social. Depois de 7 anos na Vila Madalena, a sede mudou no início de março para este novo endereço: Rua Dr. Lopes de Almeida, 180, Vila Mariana – São Paulo (próximo ao metrô Santa Cruz).

EM BREVE! Os detalhes sobre o evento e o convite serão divulgados nos próximos dias nos canais oficiais do FICAS. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (11) 3045-4313 e 3849-0715.

> Sobre o FICAS: www.ficas.org.br.


O FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias e ações do FICAS.
Para receber os informativos por e-mail, escrever para comunicacao@ficas.org.br.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues