Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Dicas FICAS – 20/set a 7/out/19

As Dicas FICAS reúnem oportunidades e notícias do setor social, como editais, cursos, eventos, entre outros, e são divulgadas periodicamente no Facebook e Twitter do FICAS. Para quem não é usuário de redes sociais, nesta seção estão reunidas as publicações da última quinzena que seguem com as datas válidas.

FINANCIAMENTO E APOIO TÉCNICO
[ABCR] Novo Prêmio ABCR -  20 anos está com inscrições abertas
Até o dia 9 de outubro podem se inscrever captadores, organizações da sociedade civil, alianças, coletivos, movimentos sociais, redes, empresas e negócios sociais, além de pessoas físicas, conforme a categoria. A iniciativa da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos tem como objetivo incentivar e reconhecer pessoas e iniciativas que estão fazendo a diferença na mobilização de recursos de todo o Brasil. O prêmio conta com duas categorias: Melhor Ação Única de Captação de Recursos, para campanhas eventuais, comunicação e eventos que fizeram a diferença para a organização de pequeno e médio porte; e a Melhor Iniciativa de Captação de Recursos, para valorizar soluções que contribuem para a promoção da doação e as relações entre equipes, entre doadores e entre outras iniciativas do campo.
Edital completo e inscrições aqui.

[Fundo Baobá] Inscrições prorrogadas para editais que apoiam lideranças femininas negras
O "Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco", promovido pelo Baobá – Fundo para Equidade Racial, Fundação Kellogg, Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford e Open Society Foundations inclui dois editais, um para mulheres negras ativistas ou com perfil técnico e outro destinado a organizações, coletivos e grupos de mulheres negras. As inscrições para o edital de apoio individual intitulado “Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras” foram prorrogadas até 18/out e as para o edital de “Fortalecimento de capacidades de organizações, grupos e coletivos de mulheres negras” para o dia 25/out.
Mais informações e inscrições:
http://baoba.org.br/edital-pad/.

[CESE/COIAB] Edital para organizações indígenas do Acre, Amazonas e Roraima
Foram prorrogadas para o dia 10 de outubro as inscrições para o edital da CESE e COIAB, que tem como objetivo de fortalecer a autonomia dos povos indígenas, apoiando a regularização de associações para que estejam em dia com as exigências para seu funcionamento legal (estatuto, atas registradas em cartório, diretoria, declarações de IR, entre outras). As associações indígenas selecionadas receberão assessoria jurídica e um valor médio de R$ 10 mil. A chamada tem apoio financeiro da Fundação Ford e do Instituto Clima e Sociedade.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail projetos@cese.org.br. Saiba mais

CURSOS E EVENTOS
[Techstars/Google] Startup Weekend LGBTI+ acontece em São Paulo

O encontro acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2019, em São Paulo. O evento global sem fins lucrativos tem como objetivo buscar resolver problemáticas locais ou globais por meio do empreendedorimo, tecnologia e inovação. Os interessados podem se aprofundar sobre a iniciativa em um encontro gratuito no dia 24 de outubro, que incluirá um bate-papo sobre "Tecnologia e inclusão LGBTI+. Empoderamento como ferramenta". A experiência imersiva será uma oportunidade de compartilhar ideias, desenvolvê-las e criar projetos que podem virar um negócio ou se tornar um projeto de impacto social a partir do zero. O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores, entre outros.   
Sobre o Meet Up.
Sobre a Startup Weekend.

OUTRAS DICAS
[FICAS] Procurando um espaço para eventos e reuniões?

As instalações do chamado Espaço Compartilhar incluem uma sala de formação para atividades com até 25 pessoas, pontos de coworking, além de salas de reuniões, para receber parceiros, realizar atendimentos ou trabalhar sem as distrações do home office. Atualmente, o endereço também está com uma sala com até seis pontos de trabalho, disponível para coletivos, associações, negócios e empreendedores sociais que estejam começando suas atividades.
Conheça o Espaço Compartilhar
aqui.


 :. Caso deseje receber nossos informativos por e-mail ou enviar sugestões de pauta, escreva para comunicacao@ficas.org.br.