Equipe

A equipe do FICAS é composta por profissionais de diversas áreas de formação e com experiências no campo social, dedicados às atividades institucionais da organização, bem como ao andamento de seus programas, assessorias e ações. São especializados em temas fundamentais para o FICAS como Gestão, Educação e Avaliação, sendo responsáveis pelos conteúdos, metodologias, reuniões de trabalho, monitoramento, avaliação e acompanhamento de outras organizações, entre outros. Conheça um pouco mais sobre estes profissionais:

Andreia Saul

Andreia Saul

DIRETORA EXECUTIVA

Doutora na área de meio ambiente pela Universidade de São Paulo (USP). Idealizadora e uma das fundadoras do FICAS, desde 2001 é diretora executiva da organização. É responsável pela coordenação da equipe, pelo desenvolvimento de conteúdos e metodologias dos programas e assessorias, e pela construção das parcerias e alianças estratégicas. Atuou como voluntária na Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e como consultora independente na capacitação de gestores/as e equipes para elaboração e implementação de planos estratégicos e de mobilização de recursos em várias organizações, como o Instituto Sedes Sapientiae (SP) e a Fundação Oswaldo Ramos (SP). Iniciou sua atuação no terceiro setor em 1995, realizando cursos de curta duração no Support Center of Washington (EUA). Ministra cursos e oficinas em várias regiões do Brasil nas áreas de gestão e educação para organizações da sociedade civil e institutos empresariais.

Marcia Quintino

Marcia Quintino

COORDENADORA TÉCNICO-METODOLÓGICA

Fonoaudióloga, formada pela Universidade Federal de São Paulo, atua em programas sociais há mais de 30 anos. Nos anos 90, foi Secretária de Ação Social da Igreja Metodista, fez parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e participou do movimento que levou à elaboração de uma política municipal para creches. Coordenou equipes técnicas executoras de medidas socioeducativas na Fundação Casa e foi gestora de programas na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Pós-graduada em gestão de políticas públicas sociais pela FMU e em gestão de organizações não lucrativas pela Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenadora de Mobilização Social na Fundação Itaú Social e integra a equipe FICAS desde 2014.

Paula Rodrigues

Paula Rodrigues

COMUNICAÇÃO

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unesp – Universidade Júlio de Mesquita Filho, turma de 2000, e pós-graduada em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Atuou como jornalista nas áreas de esportes, artes, tecnologia da informação, assessoria de imprensa e comunicação interna em diversas mídias, com ênfase nas digitais. Fez cursos nas áreas de fotografia, desenho, cinema, teatro, canto, dança, jogos criativos e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tem especial interesse em pautas feministas e relacionadas a minorias, incluindo migração. Desde 2010, é responsável pela comunicação do FICAS, além de facilitar oficinas sobre o tema.

João Vitor Machado

João Vitor Machado

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

Formado no curso de Desenho da Construção Civil da ETEC – Centro Paula Souza, teve experiências profissionais na organização Casa dos Meninos e na empresa Teletech Brasil. Participou de formações de secretariado e administração de pequenas e micro empresas (telecurso), Projeto Brasil Campeão (Fundação Dixtal) e Agente Jovem (Casa dos Meninos). Entrou para a equipe FICAS, em 2012, como assistente administrativo. Atualmente, estuda Design na FIAM FAAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado).

Michele Honorata

Michele Honorata

GESTÃO DE RECURSOS

Formada em Publicidade e Propaganda pela Unifieo em 2007 e pós-graduada em Gestão Financeira pela Faculdade Estácio em 2016. Também fez cursos voltados para finanças no terceiro setor, Siconv, prestação de contas e gestão de pessoas. Com 11 anos de experiência na área administrativo-financeira em organizações da área social, já trabalhou em instituições como Núcleo Sebastian, Cinemateca Brasileira e Instituto Auá, e, atualmente, é responsável pela gestão de recursos do Instituto Fonte e do FICAS.

Bira Azevedo

Bira Azevedo

CONSULTOR

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, atuou como professor e diretor de teatro e como coordenador de Arteducação na Casa do Sol – Pe. Luis Lintner e nas Obras Sociais Irmã Dulce, ambas com sede em Salvador (BA). Em São Paulo, expandiu sua atuação para as áreas de educação e mobilização social.. É representante no Brasil da Partners for Youth Empowerment (PYE) e cofundador da Artéria – Facilitação Criativa. É roteirista e mestre de cerimônias e tem em seu currículo eventos como o Prêmio Itaú Unicef. Atualmente também atua como consultor do FICAS e de outras organizações e empresas.

Bárbara Triginelli

Bárbara Triginelli

CONSULTORA

Engenheira ambiental formada pela Universidade Federal de Lavras (2015) e Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). É voluntária da organização Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo São Paulo desde 2016, tendo atuado na organização como coordenadora do projeto educacional “Cisternas nas Escolas” e vice-diretora geral. Atualmente trabalha como consultora no FICAS.

Hannah Abnner

Hannah Abnner

CONSULTORA

Licencianda em teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atriz, produtora teatral e pianista formada pelo Conservatório Brasileiro de Música. Em arte-educação, foi diretora artístico-pedagógica da CazAzul Teatro Escola, tendo atuado em vários projetos realizados para instituições privadas de ensino e também para a Secretaria Estadual de Educação. Em 2021, se dedicou para o podcast “Fogo nas Cortinas”, sobre as formas de produção e gestão cultural feitas por artistas em situação de vulnerabilidade ou pertencentes aos marcadores sociais e suas interseccionalidades. Desde 2021, também atua como consultora do FICAS.

Helda Oliveira Abumanssur

Helda Oliveira Abumanssur

CONSULTORA

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Administração com o tema “Relações de poder na gestão de organizações de defesa de direitos no Brasil”. Experiência na condução de processos de aprendizagem baseados em metodologias participativas sobre diversos temas de interesse para organizações da sociedade civil, como por exemplo: facilitação de oficinas, desenvolvimento comunitário e práticas de gestão. Responsável pela coordenação do escritório nacional da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) entre os anos 2006 e 2016. Atualmente é consultora do FICAS.

Jaqueline Bertoldo

Jaqueline Bertoldo

CONSULTORA

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Bacharel em Direito pela UFSM. Participa do Programa de Extensão Política Migratória e Universidade Brasileira e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFPR. Pesquisa temas relacionados ao direito internacional dos refugiados, direitos humanos e migrações e direito à educação para migrantes e pessoas refugiadas. Atuou durante cinco anos como assessora jurídica de imigrantes e refugiados no Brasil pelo Migraidh/UFSM. Atua como consultora FICAS desde 2022.

Márcia Rodrigues

Márcia Rodrigues

CONSULTORA

Formada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul, tem especialização em Avaliação Educacional, de Programas e Institucional pela PUC-SP e atualmente está cursando pós-graduação em Pedagogia Social pelo Instituto Prominas. É sócia diretora da TUi Consultoria em Fortalecimento de Lideranças e Organizações. Atua há 28 anos com gestão estratégica de programas, projetos sociais e educacionais, facilitação de grupos e pessoas nas áreas de gestão, fortalecimento institucional e pedagógico, avaliação e construção de diagnóstico situacional relacionados a crianças e adolescentes. Atua desde 2007 como consultora do FICAS e há 10 anos no Instituto Girassol de Desenvolvimento Social.

Raquel Catalani

Raquel Catalani

CONSULTORA

Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo e bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, possui pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente trabalha como consultora no FICAS, como assessora de projetos na Abong – Associação Brasileira das Organizações Sociais e faz parte da REJU – Rede Ecumênica da Juventude.

Rosana Ferraiuolo

Rosana Ferraiuolo

CONSULTORA

Assistente social, pós-graduada em gestão de pessoas, educação corporativa e gestão do terceiro setor pela Universidade Cidade de São Paulo e Faculdade Renascença, atualmente cursando MBA em ESG Executivo e Impact pela Trevisan Escola de Negócios. Com uma trajetória de mais de 25 anos em gestão estratégica de programas, projetos sociais e educacionais de grande porte, facilitação de grupos e pessoas nas áreas de gestão ágil e estratégica, desenvolvimento humano, monitoramento e avaliação e liderança compassiva;  articuladora, líder e contribuinte ativa em Comitês Executivos de Redes, Conselhos e Institutos, dentre eles, a participação na formulação da Política Pública Cedesp da Cidade de São Paulo para jovens e adultos. É consultora do FICAS desde 2022.

Sandra Puppo

Sandra Puppo

CONSULTORA

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 2004, com pós-graduação em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi estagiária na Fundação Seade, na pesquisa de Emprego e Desemprego. Trabalhou no Instituto Via Pública, OSCIP voltada para a área da gestão pública, tendo atuado com pesquisas de campo e projetos nas áreas de habitação, saúde, assistência social e cultura. Posteriormente atuou na Empresa Diagonal, desenvolvendo trabalho de apoio social junto às famílias atendidas pelos programas de habitação da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB).

Tabata Tesser

Tabata Tesser

CONSULTORA

Socióloga formada pela Fundação de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestranda em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente trabalha como consultora no FICAS e como assessora de projetos em organizações feministas. É colunista da UOL em parceria com o Instituto Diplomacia para Democracia.

Compartilhar