Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

O Blog do FICAS reúne as notícias mais recentes dos programas, assessorias e ações do FICAS, bem como de seus parceiros. Também é um espaço destinado a conversas sobre temas de interesse e troca de informações e aprendizados.
Fique de olho!

Combate ao ódio e ao preconceito

12/05/2021 em Notícias | Deixe um comentário

A campanha "Que dia é hoje?" de maio falará sobre o dia 17, o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que promove a luta contra a violação de direitos, violência e discriminação da população LGBTQI+. A data instituída em 2004 é um marco no calendário mundial, quando mais de 130 países realizam eventos, manisfestações e ações de conscientização relacionados à causa.

O dia 17 faz referência à data do ano de 1990 quando a Organização Mundial de Saúde finalmente retirou a homossexualidade da lista de transtornos mentais. A data não conta com uma campanha centralizada, mas redes de articulação e militância em nível global sugerem como tema para 2021 “Juntos: Resistir, Apoiar, Curar!”. Inicialmente, a data se chamava Dia Internacional contra a Homofobia, incluindo os termos Transfobia em 2009 e Bifobia em 2015. Hoje é considerada por muitos uma conquista de toda a população LGBTQI+.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia recebeu o reconhecimento oficial de diversos países, de importantes instituições internacionais e conta com o apoio da maioria das agências das Nações Unidas, que promovem eventos específicos. A iniciativa conta com a colaboração entre redes de organizações, coletivos e atores sociais que atuam local, regional ou globalmente para a promoção dos direitos das pessoas com orientações sexuais, identidades ou expressões de gênero diversas.

O portal http://may17.org, mantido por uma série de instituições, reúne informações e notícias sobre a data e conta com tradução para inúmeros idiomas, incluindo o português. Na página, é possível cadastrar qualquer evento promovido em prol desta causa por conta da data, além de baixar materiais de comunicação gratuitamente para usar em campanhas.

Dados de pesquisas recentes indicam que 69 países seguem criminalizando a relação entre pessoas do mesmo sexo e que, em 2020, houve um aumento de 29% dos assassinatos de pessoas transexuais no Brasil – num total de 175 -, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), e mostram que a pauta continua urgente.

LEIA TAMBÉM
7/abr – Um bem valioso
8/mar – ARTIGO: Mulheres são as primeiras que desistem de afundar navios
8/mar – Enfrentamento à violência doméstica
8/mar – 8M: Por e para todas
27/fev – ARTIGO: Se as ONGs param, o Brasil para
27/fev – Dia Mundial das ONGs: migração
27/fev – Somos muitas e muitos!
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: Que dia é hoje?