Juntos conquistamos tudo

Desde 2014, o dia 27 de fevereiro se tornou o Dia Mundial das ONGs (World NGO Day)! Apesar de ainda ser mais celebrada no exterior, o FICAS escolheu a data para estrelar neste mês a campanha “Que dia é hoje?”, lançada em janeiro como forma de apoiar causas alinhadas aos valores da organização e divulgar o trabalho de outras instituições.

Os objetivos do Dia Mundial das ONGs são fortalecer a sociedade civil, ressaltar a importância e o papel fundamental das organizações de base, divulgar o trabalho realizado pelas instituições e suas redes tanto local como globalmente e inspirar cada vez mais pessoas a fazer parte deste universo.

O FICAS acredita ser importante valorizar uma data como esta no cenário atual de crise sócio, político e econômica agravada pela pandemia de Covid-19, que assola o mundo desde o início do ano passado, e impacta em especial as populações mais vulneráveis. No Brasil, somos centenas de milhares de OSCs (organizações da sociedade civil), que é o termo mais utilizado por aqui, realizando diariamente trabalhos tão necessários em prol da educação, infância e juventude, saúde, meio ambiente, defesa de direitos, entre outras causas importantes.

Somos muitas/os lutando pela democracia, tão ameaçada, construindo conhecimento e atuando diretamente em questões urgentes como forma de contribuir para a diminuição das desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa. As OSCs são historicamente ameaçadas e muitas vezes têm sua atuação questionada – o Brasil subiu para 3º do ranking 2020 da Global Witness sobre ameaças e mortes de ativistas defensores do meio ambiente, por exemplo –, o que ressalta a importância da atuação em rede para fortalecimento do setor.

Somos muitas/os e não andamos só.

Sobre a data
O dia 27 de fevereiro foi proposto como Dia Mundial das ONGs na União Europeia, por iniciativa do estudante de direito Marcis Liors Skadmanis. A data comemorativa foi oficializada em 2010 no IX Fórum de ONGs do Mar Báltico em Vilnius, na Lituânia, e reconhecida internacionalmente em 27 de fevereiro de 2014 por Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) durante evento realizado em Helsinque pelo Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.

> Saiba mais: https://worldngoday.org.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar