Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

O Blog do FICAS reúne as notícias mais recentes dos programas, assessorias e ações do FICAS, bem como de seus parceiros. Também é um espaço destinado a conversas sobre temas de interesse e troca de informações e aprendizados.
Fique de olho!

Inscrições abertas!

23/06/2016 | Deixe um comentário

Entre os dias 19 julho e 11 de agosto de 2016, acontece em São Paulo a Espiral de Oficinas de Inverno, promovida pelo FICAS, consultores e parceiros (Aoka, Move Social, Mobiliza e Sementeira), com apoio do J. P. Morgan. Serão oito encontros que abordarão temas como projetos, avaliação, comunicação, metodologia, educação infantil, inovação social, Teoria de Mudança e Teoria U.

O objetivo do ciclo de oficinas é promover o compartilhamento de conhecimentos, ideias e metodologias, além da troca de experiências entre diversos atores do campo social. Os encontros são destinados a representantes de organizações da sociedade civil, institutos, fundações, empresas, estudantes e demais interessados.

> INSCRIÇÕES AQUI!

Confira a programação completa:

19/jul: Ludicidade e afetividade como facilitadores do desenvolvimento institucional
Facilitadora: Andreia Saul (FICAS). Convidado especial: Antonio Luiz de Paula e Silva (consultor).
Síntese: O intuito da oficina é compartilhar a metodologia que o FICAS utiliza para apoiar o processo de desenvolvimento de organizações da sociedade civil. Ao longo de seus 19 anos, mais de 700 organizações já participaram das formações do FICAS e vivenciaram sua metodologia, que tem a ludicidade e a afetividade como dois importantes pilares. As atividades lúdicas são usadas para sensibilizar, desconstruir modelos mentais, facilitar o entendimento dos conteúdos, entre outros objetivos. Já a afetividade gera vínculo de confiança, essencial em qualquer processo de desenvolvimento.

21/jul: Avaliando Projetos Sociais: da intenção à prática
Facilitadores: Franklin Felix (FICAS) e Marcia Rodrigues (consultora)
Síntese: Como ir da intenção à prática em um processo avaliativo? Que passos podem ser trilhados para fazer acontecer a avaliação de um programa social? Esses e outros questionamentos serão o ponto de partida dessa oficina que proporá aos participantes reflexões e atividades sobre o sentido de avaliar um projeto/programa social. Um modelo de plano de avaliação será apresentado como um caminho metodológico para colocar um processo avaliativo em prática, possibilitando a construção de indicadores para medir resultados qualitativos, uma proposta adotada pelo FICAS e já aplicada com diferentes organizações da sociedade civil no Brasil.

26/jul: Comunicação no setor social: pensando públicos, ações e mídias sociais
Facilitadoras: Paula Rodrigues (FICAS) e Renata Bonadia (consultora)
Síntese: A partir da prática do FICAS e da experiência dos próprios participantes, a oficina tem como objetivo possibilitar reflexões sobre a comunicação aplicada ao campo social. Serão abordados temas como: importância, concepções de público, ações e o poder do digital em tempos de mídias sociais. O conteúdo será trabalhado a partir de teoria, análise de cases e atividades práticas.

28/jul: Primeira Infância: o melhor investimento para uma sociedade mais justa
Facilitadora: Ely Harasawa (consultora)
Síntese: A oficina pretende sensibilizar os participantes da importância do vínculo afetivo e dos estímulos para uma boa aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Por meio de disseminação de evidências científicas e de exercícios práticos, espera-se provocar a reflexão sobre as práticas que promovam o desenvolvimento pleno das potencialidades dos indivíduos.

2/ago: Resgatando a essência dos projetos sociais: o olhar para a comunidade e a construção coletiva de ações de transformação
Facilitadoras: Cintia Kogeyama e Taís Coppini (FICAS)
Síntese: Um dos pontos fundamentais para elaborar projetos sociais é ter clareza sobre o seu sentido, ou seja, começar pela pergunta: Para quê este projeto existe? A partir deste questionamento é possível perceber a importância de olhar para a comunidade e considerando suas potencialidades e necessidades, propor ações para seu fortalecimento. Essa oficina convida para essa reflexão e para uma atividade prática de construção coletiva de projetos, partindo de um diagnóstico a ser realizado nos arredores do Beco do Batman na Vila Madalena.

4/ago: Inovação social e sustentabilidade
Facilitadores: Patricia Santin (Sementeira) e Rodrigo Alvarez (Mobiliza)
Síntese: Atualmente no Brasil, o conceito de inovação social está muito ligado a modelos de negócio (negócios sociais e negócios de impacto) e a inovações em produtos ou tecnologias. Pouco se fala da inovação em serviços e práticas (internas e externas). Por outro lado, as organizações sociais brasileiras, públicas ou privadas, também estão distantes dessa discussão e por isso muitas resistem. Nossa proposta para a oficina é apresentar os conceitos e ferramentas, aprofundando a discussão e amplificando o entendimento de inovação social e suas aplicações, principalmente para o setor social, e sua relação com a sustentabilidade.

9/ago: Pensamento Sistêmico
Facilitadoras: Mariana Pavan e Tauana Costa (Aoka)
Síntese: Oficina para apoiar a ampliação da visão sistêmica das instituições, indispensável dentro da realidade interdependente atual: empatia, liderança e processo de pensamento sistêmico tendo como pano de fundo a Teoria U.

11/ago: Oficina de introdução à Teoria de Mudança: elementos e aplicações
Facilitadores: Antonio Ribeiro e Vanessa Orban (Move)
Síntese: O objetivo da oficina é levar os participantes a conhecerem os elementos-chave da Teoria de Mudança e suas aplicações, capacitando-os a iniciar construções com a ferramenta em suas organizações ou grupos de trabalho. Serão trabalhados os seguintes conteúdos: Teoria de Mudança: origens e elementos-chave; Onde e como aplicar?; Apresentação de casos e exemplos; Prática de construções/exercícios com base em caso(s) da turma; Debates e análises coletivas.

SERVIÇO:
Local: FICAS - Rua Gonçalo Afonso, 27, Vila Madalena – São Paulo (SP)
Datas: 19, 21, 26 e 28 de julho e 2, 4, 9 e 11 de agosto de 2016
Horários: das 9 às 18 horas
Investimento: R$ 150 (por oficina)*
Formas de pagamento: depósito em conta e PagSeguro (recibo simples)
Mais informações: comunicacao@ficas.org.br / (11) 3045-4313 e 3849-0715

*Para saber mais sobre pacotes promocionais para participantes de mais de uma oficina ou sobre o preço social (R$ 45), entre em contato: comunicacao@ficas.org.br.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

* Todos os campos são obrigatórios