Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

O Blog do FICAS reúne as notícias mais recentes dos programas, assessorias e ações do FICAS, bem como de seus parceiros. Também é um espaço destinado a conversas sobre temas de interesse e troca de informações e aprendizados.
Fique de olho!

Migração e Refúgio: edição para download

23/11/2020 em Notícias | Deixe um comentário

27 práticas de acolhida, compartilhadas por 21 instituições de 18 cidades do país compõem a publicação "Migração e Refúgio - Ação em rede e práticas acolhedoras no Brasil", que acaba de ser lançada! O livro é uma parceria técnica entre o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Fundação Avina, o FICAS e a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que contou com apoio do ACNUR – Agência da ONU para Refugiados.

A iniciativa surgiu como parte das comemorações dos 15 anos da RedeMiR e dos 20 anos do IMDH, seu principal organizador, e contou com a contribuição de organizações que participaram do XV Encontro RedeMiR, que aconteceu no segundo semestre de 2019 em Brasília (DF). O livro inclui o artigo "Contribuições e potencialidades da atuação em rede: 15 anos da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados – RedeMiR", escrito pela Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, e Paula Coury, gerente de Integração da mesma organização.

Além de compartilhar práticas inspiradoras, a publicação incentiva o fortalecimento da atuação em rede das diversas instituições e atores sociais, com objetivo de melhor acolher, proteger e integrar a população migrante e refugiada no Brasil.

"Este lançamento é um prazer muito especial, porque é um projeto lindo que nasceu espontaneamente na rede, a partir de uma atividade realizada no encontro da RedeMiR do ano passado. Era um varal de sonhos que se tornaram realidade, que hoje está reunido numa publicação", declara Ir. Rosita Milesi durante a sessão de encerramento do XVI Encontro da RedeMiR, em outubro de 2020, quando do lançamento de "Migração e Refúgio". "Este é realmente um produto de uma rede e que vai enriquecer não apenas a nós mesmos, mas também a muitas outras pessoas que possam se inspirar com essas práticas de acolhimento", completa.

"Além de inspirar outras ações a partir do registro e compartilhamento de práticas bem sucedidas e inovadoras, um objetivo da publicação é prestar contas à sociedade do que nós organizações que atuamos em defesa das pessoas imigrantes e refugiadas no Brasil estamos fazendo, para que quem não entende nosso papel e nossa missão possa conhecer o trabalho que desenvolvemos", afirma Rogenir Costa, da Fundação Avina, no mesmo evento.

"Este foi o terceiro ano consecutivo que o FICAS conduziu a facilitação do encontro da RedeMiR e, conhecendo cada vez mais a atuação da rede, temos a dimensão de quanto é importante jogar luzes ao trabalho realizado pelas organizações em todo o Brasil. Esta publicação chega para fazer esse registro e compartilhar todas essas práticas que fazem a diferença", diz Andreia Saul, diretora executiva e idealizadora do FICAS. Esta foi a segunda publicação sobre a temática migratória com a qual o FICAS colaborou recentemente ao lado de "Migrações, Refúgio e Apatridia - Guia para Comunicadores", lançada em 2019.

As instituições integrantes da RedeMirR receberão uma cópia impressa de "Migração e Refúgio - Ação em rede e práticas acolhedoras no Brasil" e a publicação já está disponível para download para o público em geral.

> Faça o download gratuito neste link.