Ficas - Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

Compartilhando conhecimentos, transformando pessoas e organizações

O Blog do FICAS reúne as notícias mais recentes dos programas, assessorias e ações do FICAS, bem como de seus parceiros. Também é um espaço destinado a conversas sobre temas de interesse e troca de informações e aprendizados.
Fique de olho!

Dia de Doar 2019: participe!

10/10/2019 em Notícias | Deixe um comentário

No dia 3 de dezembro, acontece a edição 2019 da campanha nacional do Dia de Doar, realizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. A organização é responsabilidade da ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos, em parceria com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.

A ideia nasceu nos Estados Unidos, em 2012, em contrapartida a datas comerciais como BlackFriday e CyberMonday. Lá fora, a data é chamada Giving Tuesday, que significa “terça-feira da doação” e é sempre realizada na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013 e faz parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente e ações sendo realizadas em mais de 190.

A data é apenas um marco de mobilização e celebração, uma vez que as organizações estão abertas a receber contribuições ao longo de todo o ano. No Dia de Doar, são incentivadas as doações em dinheiro, mas também trabalho voluntário, doação de sangue, de equipamentos, ajuda em mutirões, conforme a campanha estruturada por cada instituição.

Como participar
Os organizadores da iniciativa oferecem essencialmente a comunicação oficial do evento, compartilhando conteúdo e disponibilizando a marca, os vídeos, o jingle, os cartazes, tutorias e um portal completo sobre como cada ator social pode se envolver: organizações, empresas, pessoas físicas, estudantes etc. Os participantes são orientados a promover a hashtag #diadedoar nas redes sociais, para fortalecer a campanha e engajar mais pessoas.

> Acesse o portal: www.diadedoar.org.br.